Aprendendo a dirigir!!!

Aff.. já sei que com 24 anos devia ter a CNH, mas estou correndo atrás do tempo e antes tarde do que nunca, fechei com a escola e vai começar as aulas...

Em uma busca pela net, encontrei esse texto e resolvi postar aqui no blog, adorei, rsrs,



Como dirigir bem (LEIA E APRENDA!).
(Autor: Antonio Brás Constante)

Dirigir parece fácil. É basicamente conseguir fazer com que o veículo em que estamos sentados no papel de motoristas se mova para frente (ou para trás em eventuais ocasiões), sem bater em nada. Mas uma coisa a vida nos ensina: não confie em nada que pareça fácil. Caso contrário à frase “se a esmola é demais o santo desconfia” não teria o menor significado prático.

Tudo começa a se complicar quando entendemos que para sairmos do lugar com o tal veículo, devemos dominar três pedais (freio, embreagem e acelerador), com apenas “dois pés”.
Percebemos que para lidarmos com esses pedais não basta apenas pisarmos neles, mas temos de fazer isto em seqüências alternadas, coordenadas e de forma impensada, pois se pensarmos muito não dará tempo de evitar o acidente no qual estávamos justamente tentando achar um meio de impedir.

Contudo, os pedais são apenas parte da complexa cadeia de instrumentos do veículo que devemos manusear. Outro complicador é a caixa de câmbio. Temos que saber qual marcha usar em cada situação, não esquecendo nunca de utilizar os pedais de forma sincronizada com a referida marcha para que a mesma funcione.

Passamos de seres humanos a malabaristas de mãos e pés. Utilizando nossos membros em equipe na esperança de que eles saibam o que estão fazendo. Mas não é só isso. Devemos ter senso de direita e de esquerda, e para provar aos demais motoristas que possuímos este domínio, precisamos acionar o pisca-pisca na direção em que gostaríamos de virar o carro. Com um detalhe: se vamos para direita, a alavanca do pisca não vai para direita e sim para cima, e se quisermos ir para esquerda devemos move-la para baixo.

Necessitamos saber diferenciar a dita alavanca de outras que ficam espalhadas ao redor do volante, como por exemplo, a alavanca do limpador de pára-brisa. Salvo se o limpador for acionado por botões, ou outro dispositivo qualquer (Calma, se você é um aspirante a motorista não desista ainda, pois tudo tende a piorar).

Ao se pensar em pegar à estrada, manipulando três pedais com dois pés, dominando as tais alavancas, os botões e demais dispositivos do painel e sabendo os caminhos tortuosos que fazem as marchas serem engatadas, a pessoa pode então se concentrar em dirigir. Isto consiste simplesmente em ir pisando no acelerador, enquanto se olha pelo retrovisor lateral esquerdo, lateral direito, retrovisor traseiro, cuidando do marcador de velocidade, e... Meu Deus! Olha para frente!

Enfim, para que possamos ser bons motoristas, devemos ter em mente que mesmo que não sejamos alienígenas de três pernas, quatro braços, e com olhos atrás da nuca, o maior complicador para conseguirmos ir bem no trânsito não é o pedal, a alavanca, o câmbio, ou outro mecanismo qualquer do carro. A principal peça que causa problemas e que deve ser bem verificada antes de alguém assumir o volante é a sua própria cabeça. Pois é ali que reside o senso de prudência, a consciência, o respeito, a atenção e a educação entre outros tantos fatores importantíssimos para se dirigir bem. Sem isso, qualquer passeio de domingo pode transformar-se em uma tragédia, muitas vezes fatal, guiando o pretenso motorista a um caminho sem volta.


http://www.overmundo.com.br/overblog/como-dirigir-bem-leia-e-aprenda


Espero que tenham gostado do post e cada passo vou postando aqui, espero que não bata em nenhum poste até lá, rsrsrs.

Bjos
14 Responses
  1. Renata Says:

    Oi Camila!
    Eu fiz minha CNH logo depois que fiz 18, passei de primeira e tal, mas eu não tenho carro pra treinar. Aí, até minha mãe ter confiança pra me emprestar o carro dela, eu tinha que andar só com ela do lado. Imagina as brigas né! Bom, sei que até hoje minha mãe conta pra todo mundo que não sabe como eu passei na prova, porque quem me ensinou a dirigir foi ela. Por isso, um conselho, muuuuuuuita prática depois que acabarem as aulas, porque só assim a gente consegue fazer as coisas 'sem pensar'.
    Boa sorte com a CNH!
    Beijos


  2. Carol Says:

    Oi Camila, adorei seu blog!

    Menina, você tá tirando a CNH com 24... e eu, com 26? HAHA. Praticamente um E.T!

    Ri muito com esse texto.

    Boa sorte!

    Bjs.


  3. Paulinha Says:

    Oi, Camila!!!!
    Também to aprendendo a dirigir agora!!!!
    Só falta isso pra eu poder entregar meu app.
    Adorei seu post!
    Um beijão e boa sorte pra vc no seu processo também!


  4. Camila Says:

    olha... ha um ano atras eu concordaria com isso,mas agora so serviu pra divertir!
    espero que vc apenas se divirta lendo isso tudo, em breve! =)


  5. Milla, eu gostei do texto!
    meenina, eu tenho carteira há 2 anos, mas não dirijoooo! Vou entrar na auto-escola again!
    Se não, quando chegar lá, vou fazer feio!
    huahuahuhauahua


    Beejos


  6. oie querida!
    vc pretende ser aupair em 2010 né? Que legal!
    Eu tb!
    Já comecei meu processo na experimento... na verdade estou aguardando pelo aceite pra começar a ver a familia!

    Vou seguir seu blog tá?
    Bjinhus


  7. Anônimo Says:

    PARABENSS meninaa
    minha segunda aula de direção éé hoje ,, to amandooo fazer issoo..some times seems a ET hahah ,mas pra cer au pair eu preciso disso =]
    boaa sorte


  8. Anônimo Says:

    estou aprendendo tbn
    tenho certeza que vou conseguir
    bjus


  9. Eliana Batista Costa Says:

    oi eu tambem vou tirar minha carteira agora que eu completei meus 18 anos falta só marcar as aulas praticas o meu medo e que eu não sei dirigir ; e o meu pai não quer me ensinar eu já fico nervosa só de imaginar eu pegando no volante com varias pessoas me olhando.


  10. Anônimo Says:

    oi camila tenho muita vontade de dirigir mas tenho medo ,fico nervosa e o carro sempre estanca o que fazer para perder esse medo gostei do blog


  11. Erivania Barros Says:

    Oi Camila, adorei seu blog, tb estou aprendendo a dirigir mas com uma difença aos 35 anos , kkkkkkkkkk mas nunca é tarde né.
    Bjs.


  12. Olá minha jovem,
    Primeiramente gostaria de agradecer a postagem de minha pérola textual em seu blog, e convidar vc para conhecer um video de humor que fiz no youtube, basta procurar por: "3D - hoje é seu aniversário" e dar boas risadas e também para conhecer outros textos de minha autoria no recanto das letras: recantodasletras.uol.com.br/autores/abrasc
    Grande abraço.
    ABC


  13. Anônimo Says:

    Ola, estou fazendo aulas de direção, amanhã já começo a fazer garagem. aprendi a ré só q rápida e garagem tem q ser devagar e por isso minha professora pega no pe.
    Ah, eu acabei de passar dos 50, mas estou me sentindo uma adolescente.

    Obrigada pelas dicas

    Val


  14. Pois bem, tmb tenho 24 anos e resolvi tirar minha CNH, hoje foi meu primeiro dia de aula de volante!Poxa vida, pensei que seria mais facil,sem contar meu instrutor que é um "gato",ai fica meio dificil prestar atençao no transito!Mas to com um pokinho de medo, pois como dz o texto ai acima, seria mais facil se fossemos ETS...Adorei seu blog...Bjoo